HISTÓRIA

Em 1998 foi criado, por iniciativa da profa. Lydia Masako Ferreira, o Curso de Aperfeiçoamento: Pesquisa Científica em Cirurgia, voltado a todos os profissionais da área da Saúde (multi e interdisciplinar) que desejavam conhecer e/ou realizar estudos científicos, ou se preparar para ingressar na vida acadêmica. O curso foi idealizado com a missão de integrar profissionais de diversas áreas de atuação e capacitá-los para idealizar e realizar todas as etapas de um projeto de pesquisa científico, abordando temas desde a elaboração da pergunta inicial, o delineamento do estudo, as metodologias, a captação de recursos financeiros e humanos, até a publicação final.

O curso sempre esteve sob coordenação da profa. Lydia Masako Ferreira. Para auxiliá-la na coordenação, o curso teve inicialmente como colaborador o prof. Elvio Bueno Garcia. Posteriormente o professor Bernardo Hochman tornou-se colaborador na coordenação do curso até o ano de 2014, quando veio a falecer. Neste ano o professor Juan Montano foi designado para atuar como colaborador na coordenação do curso, posição que ocupa até o momento atual.

Ano após ano este curso anual foi refinado e lapidado sob atuação da sua coordenadora, a profa Lydia Masako Ferreira. No seu início as aulas eram ministradas semanalmente, em todas as 2as feiras. Posteriormente, o curso passou a ser denominado “Pesquisa em Cirurgia Translacional” com foco na translação do conhecimento. Visando atuar também em Inovação e Serviços, além do foco científico, em 2018 o curso passou a ser ministrado em aulas mensais aos sábados e teve seu nome alterado para: Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional. Com a constatação de que o número de alunos provenientes de outros estados do Brasil crescia cada vez mais, em 2020, a profa Lydia atualizou o formato do curso para que o mesmo pudesse ser realizado na forma de ensino a distância, com alguns encontros presenciais aos sábados para discutir os projetos de pesquisa.

Com mais de duas décadas de existência, o curso de aperfeiçoamento tornou-se uma referência para diversos profissionais de saúde. Centenas de alunos já realizaram o curso, sendo que muitos acabaram ingressando na vida acadêmica, realizando dissertações de mestrado acadêmico, mestrado profissional, teses de doutorado, pesquisas de pós-doutorado e tornaram-se lideranças nos locais em que se fixaram. Como marca do curso, refinamentos serão realizados anualmente e em todas as situações com o objetivo de ofertar o que há de melhor no ensino da ciência para seus alunos.

© 2020 Curso de Aperfeiçoamento, Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional -  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

conteudo_logo_puro_orange.png